ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

SVO: Atendimento humanizado ameniza dor da perda

Receber a informação que um familiar veio a óbito e iniciar os tramites para liberação do corpo, é algo triste, que pode ser amenizado com o devido cuidado e atenção. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) é o órgão em Sergipe responsável pela investigação de causa morte em óbitos domiciliares desassistidos e emissão da declaração de óbito, documento necessário para iniciar os procedimentos funerários.

De acordo com Patrícia Ribeiro Barroso, coordenadora do SVO, os profissionais buscam prestar atendimento humanizado, o que implica em cuidados redobrados em um momento delicado. “A maioria dos familiares fica em estado de choque, mas depois passa a compreender melhor a situação e consegue se recuperar emocionalmente”, relatou.

A instituição atende óbitos de pessoas que tiveram mortes naturais em domicilio sem assistência médica que não chegou ao diagnóstico. “As famílias vivenciam o problema de saúde de seu ente querido. Em algum momento a doença irá atingir um estágio avançado e a depender o grau de comprometimento dos órgãos, isso ocasiona a morte”, explicou Patrícia ao ressaltar a importância da sensibilidade. “Temos que nos colocar no lugar do próximo entender a sua dor e executar nosso trabalho para amenizar o sentimento de perda”, ponderou a gestora.

Para emissão da declaração de óbito é necessário apresentação de documento de identificação com foto do óbito e do familiar acompanhante. Em seguida é realizada uma necropsia verbal detalhada com entrevista ao familiar, investigação dos laudos médicos, exames laboratoriais, e apresentação das medicações utilizadas pelo óbito.

Devido a pandemia os óbitos suspeitos de Covid-19, o corpo é acondicionado no necrotério refrigerado, com isolamento, conforme normas de segurança biológica, enquanto aguarda o resultado do  teste PCR, metodologia para diagnóstico da doença. As regras cumprem recomendações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o atendimento de pessoas com confirmação ou suspeita de Covid-19, que faleceram em suas residências.

Serviço

A unidade funciona 24h, sendo  para liberação de óbitos das 7h às 19h. No caso de morte súbita ocorrida em casa a família deve providenciar a funerária para fazer o traslado do corpo até o SVO.  Em caso de dúvida cidadão pode ligar para o telefone (79) 3234-6023, quando conhecerá os procedimentos legais adequados para a verificação de óbito e a consequente emissão da declaração.

Rosangela Cruz Lima