Coleta externa do Hemose encerra com 103 doações de sangue

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 125 cadastros e 103 doações de sangue efetivadas, durante atividade de coleta externa no município de Lagarto, no último sábado, 19. A ação contou com a participação de novos doadores e os grupos fidelizados: ‘Salvar vidas não custa nada’, ‘Mãos Unidas para ajudar’ e ‘Colônia 13’.

Satisfeita com o resultado a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, ressaltou o compromisso de todos que contribuíram através do apoio ao trabalho e a doação. “Para realização dessa coleta é imprescindível a colaboração dos voluntários que saem de suas residências com o intuito de doar e também das pessoas que fazem a mobilização e trabalham na organização. Nosso muito obrigada a todos”, agradeceu.

Nas salas destinadas aos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clínica e coleta de sangue, foi grande a movimentação ao longo do dia. Para Eduardo Andrade e Taislayne Fraga, o dia foi dedicado ao aprendizado e ao voluntariado. “Pela manhã trabalhamos na coleta e agora finalizamos com a nossa doação de sangue”, salientaram os jovens que são residentes no programa Residência Multidisciplinar da Saúde da Família de Lagarto.

Cristiana Jesus do Nascimento e Maria São Pedro Santos relataram que a coleta de sangue no município, foi um agente incentivador para ajudar. “Deus deu seu filho, Jesus Cristo para morrer na cruz. Acho que a doação de sangue tem um sentimento semelhante de nos ensinar a praticar o amor ao próximo”, disse São Pedro.

Solidariedade

A ação envolveu parceiros como grupo ‘Salvar Vidas não custa nada’, coordenado por Zilda Lima. “Com a coleta externa aqui no município, pensamos em ajudar os estoques do Hemose que estão baixos e também, oferecer conforto e tranquilidade para doadores Lagartenses que não precisou se deslocar até Aracaju para doar”, destacou a mobilizadora.

Responsabilidade Social

O trabalho de coleta externa contou com a parceria da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lagarto, espaço onde aconteceu a doação, a empresa Aliança Tur, além de comerciantes da localidade que doaram lanches e refeições  para os profissionais e voluntários que trabalharam na ação.

Rosangela Cruz Lima