ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Parceria do Lacen e Fiocruz libera 5.079 resultados de analises para Coronavirus em Sergipe

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) liberou no último final de semana 5.079 resultados de análises para o coronavirus. Deste total, 3.577 testes foram realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os outros 1.502, no serviço de Biologia Molecular do Lacen.
Conforme informações do superintendente do Lacen, Cliomar Alves a parceria com a Fiocruz, irá prosseguir. “Até que o fornecedor normalize a entrega dos kits para extração automatizada do RNA do vírus, o Lacen encaminhará uma média de 600 amostras por semana para serem processadas no Instituto”, detalha ao frisar. “Nossa meta é zerar a demanda reprimida de testes sempre que houver necessidade”, destaca.
Ele relatou ainda que o serviço de Biologia Molecular tem um saldo de 848 amostras da demanda reprimida que aguarda para ser processada. Para realização destes testes o Lacen está em contato com o Ministério da Saúde (MS), tratando da logística de envio do material para o Rio de Janeiro, sede da Fiocruz. “Por se tratar de amostra biológica o transporte cumpre critérios técnicos de acondicionamento. Até o meio da semana estaremos finalizando os procedimentos para uma nova rodada de testes pela fundação”, confirma.
O trabalho prossegue com o revezamento das equipes que continuam trabalhando durante 24 horas para liberação de 400 resultados de análises laboratoriais ao dia para diagnóstico da Covid-19. “Embora a demanda tenha aumentado, os profissionais não param para garantir a resposta dos exames em tempo hábil que ocorre entre 48 e 72 horas”, diz Cliomar Alves.
Dados
Segundo dados gerais de exames cadastrados para diagnóstico da Covid-19 do Lacen, o cumulativo de maio e a primeira quinzena de junho, somam 18.274 resultados liberados. Na unidade as amostras passam pela pesquisa de 8 vírus causadores de infecções respiratórias como, Influenza A e B, Metapneuvírus, Adenovírus, Parainfluenza 1, 2 e 3, e os testes específicos para detecção do novo coronavírus.

 

Rosangela Cruz Lima