ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Medula Óssea: Equipe do Hemose realiza cadastro na Aliança Tur

Nesta quinta-feira, 19, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou uma atividade externa destinada ao cadastro para doador de medula óssea na empresa Aliança Tur. “Decidi me cadastrar para ajudar o próximo. Tem tantas pessoas que necessitam de nosso apoio”, declarou Catiane de Jesus junto com a colega de trabalho, Cleciana de Oliveira.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do hemocentro, Rozeli Dantas, a parceria com empresas e instituições de ensino  possibilita a divulgação sobre o cadastro, assim como a necessidade da solidariedade do público. “Realizamos um momento sensibilização com uma palestra para os funcionários da Aliança. Nesses momentos aproveitamos para tirar dúvidas e desmistificar alguns mitos sobre o transplante da medula”, informou a assistente social.

O cadastro é dividido em duas etapas, na primeira, o voluntário preenche um formulário com informações pessoais em seguida, doa uma amostras com 4 ml de sangue para testes de Histocompatibilidade (HLA). Os dados do cidadão junto com o resultado das análises são inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) até o voluntário atingir a idade limite de 55 anos, para realização do transplante da medula óssea.

As informações desse candidato a doador de medula são cruzadas diariamente com outro banco de dados, os pacientes cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), que buscam um doador compatível para realização do transplante.

Os registros são coordenados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e tem como finalidade  atender pacientes portadores de leucemias, aplasias medulares, mielomas e doenças genéticas do sangue, dentre outras.

Serviço

Em Sergipe o cadastro é realizado apenas no Hemose. Para ser um doador de medula óssea o candidato precisa ter entre 18 e 54 anos e estar bem de saúde. Não pode fazer o cadastro quem teve hepatite após 11 anos de idade, fez quimioterapia ou radioterapia, ser dependente insulina, dentre outros. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

 

Rosangela Cruz Lima