ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Treinamento realizado pelo Hemose aborda transfusão de componentes do sangue

O aprimoramento sobre os procedimentos hemoterápicos com foco na segurança do ato transfusional. Este foi o objetivo do treinamento realizado na segunda-feira, 4, pela gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) com a participação de cerca de 90 profissionais, entre enfermeiros e técnico de enfermagem do Hospital Universitário gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)localizado no município de Lagarto.

A atividade iniciou com uma dinâmica de questionário sobre hemotransfusão  com o envolvimento dos profissionais da unidade hospitalar. “Durante esses treinamentos abordamos a legislação que regulamenta o serviço e os procedimentos como, a aplicação do sangue e seus componentes”, explicou Jandson Marques ao ressaltar. “Essa dinâmica vem facilitar o entendimentos para questões abordadas ao longo do treinamento e, também proporciona a interação entre os profissionais da instituição”, frisou o biomédico.

Na etapa seguinte o enfermeiro Rodrigo Damasceno, pontuou questões relativas aos processos pré-transfusionais, como avaliação clinica do paciente, solicitação de hemocomponentes, coleta de amostra de sangue do receptor para testes laboratoriais, ABO, prova cruzada, instalação de componentes do sangue, acompanhamento da infusão, detecção de possível reação transfusional e garantia de hemovigilância.

“Todas as solicitações para aplicação de sangue ou componentes como, plaquetas e hemácias são requisitadas exclusivamente pelos médicos, em formulário especifico que contenha informações suficientes para a correta identificação do paciente que receberá a transfusão sanguínea”, alertou Rodrigo.

Conforme a enfermeira do Hospital Universitário Camila Araujo, o treinamento visa a melhoria dos fluxos e qualificação dos profissionais. “Reunimos as equipes de enfermagem para que eles tenham informações diferenciadas a partir dos profissionais do hemocentro coordenador e com o olhar para prestar atendimento de qualidade ao paciente”, disse.

Cronograma

A gerência da Hemorrede é o serviço responsável pelas capacitações e treinamentos para os profissionais que atuam diretamente com a transfusão de sangue. O trabalho cumpre um cronograma de visitas técnicas as unidades de saúde e hospitais, que utilizam o sangue como recurso terapêutico no tratamento de pacientes. Todos os procedimentos relativos ao sangue cumprem regulamentos técnicos orientados pelo Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

Rosangela Cruz Lima