ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose realiza coleta externa para cadastro de medula óssea na Ferreira Costa

Nesta terça-feira, 5, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em parceria com a loja Ferreira Costa, realiza a coleta externa para o cadastro de medula óssea. A ação será realizada no horário das 8h às 16h, no auditório do estabelecimento comercial, tem como finalidade promover a divulgação para adesão ao cadastro junto aos funcionários, clientes e a comunidade aracajuana.

Para fazer o cadastro é preciso ter entre 18 a 55 anos de idade, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. A pessoa interessada em doar, preenche um formulário com seus dados pessoais, em seguida tem uma amostra de 4 ml de sangue coletada. Posteriormente essa amostra é encaminhada para o exame de Histocompatibilidade (HLA). Os testes determinam as características genéticas que são necessárias para verificar a compatibilidade entre o doador, e o paciente (receptor).

O resultado do HLA e os dados do candidato serão incluídos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Essas informações são cruzadas diariamente com os dados de pacientes cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) que aguardam por uma doação de medula. Todo o processamento do serviço é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas explica que as chances de vida do paciente que espera por um doador compatível para realizar o transplante de medula óssea podem aumentar, com ampliação do número de pessoas inscritas no cadastro nacional. “Quando um paciente é diagnosticado com algum tipo de leucemia que necessita de transplante, o primeiro passo é buscar um doador entre a família. Quando não há compatibilidade entre familiares, o médico que acompanha o paciente recorre ao Registro Nacional para buscar um doador compatível”, esclarece.

Serviços

Qualquer instituição pública ou privada pode solicitar palestras educativas e cadastro de medula óssea para seus alunos e servidores, para isso, basta entrar em contato com o Setor de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, pelos telefones: (79) 3225-8039 e 3259-3174.

 

Rosangela Cruz Lima