ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Grupos fidelizados colaboram com doação de sangue

A parceria de grupos fidelizados contribui com a doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) nos períodos que antecede pontos facultativos e feriados. Dentre as iniciativas, os atletas da Academia Arlu do município de Japaratuba.”Iniciamos a campanha ano passado e pelo menos, três vezes ao ano, realizamos essa mobilização para doação conjunta”, contou Arnaldo Neto, professor de jiujtsu.
Thiago Sales Hora e João Vitor Souza participam da campanha pela terceira vez. “Eu já era doador antes da ação da academia. Com esse voluntariado estamos sensibilizando outros atletas da academia e do município”, relatou Hora. Para Gilesley Barreto dos Santos e Wadyna Araujo Almeida, a ação foi para praticar uma boa ação. “Queremos ajudar”, afirmaram.
Conforme a assistente social e gerente de Ações Estratégicas da unidade, Rozeli Dantas a colaboração dos parceiros é imprescindível para manutenção dos estoques dos sangues, com ênfase no O, A, B e Ab negativo. “Quando temos uma parada no serviço em função da celebração de alguma data festiva,como o Dia do Servidor Público, na próxima segunda-feira, 28 de outubro. O Hemose não terá atendimento aos doadores e pacientes atendidos no ambulatório. Por isso, que estamos reforçando as ações para captar voluntários que tenham os sangues mais necessitados e também realizarmos a doação de plaqueta por Aférese”, detalhou.
Ela explicou também que o agendamento dos grupos e a convocação de doadores tem como objetivo adequar os estoques de componentes sanguíneos da unidade. “Os sangues mais coletados são o O e A positivo, e os estoques estão em níveis equilibrados. Todos os nossos esforços estão concentrados em melhorar o O e A negativo, que são requisitados pelos hospitais, principalmente o, O negativo é doador universal”,  justificou a gestora da Captação do Hemose.
Condições
Para doar sangue é necessário esta bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, e apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou de motorista, dentre outros. Mais informações, no Serviço Social, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Rosangela Cruz Lima