Integrantes da Guarda Municipal de Estância colaboram com doação de sangue

Os agentes da Guarda Municipal de Estância realizaram uma campanha para doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A ação solidária de exercício a cidadania visa contribuir com os estoques de sangue durante o mês de junho, período de recomposição de todos os grupos sanguíneos O, A, B e Ab positivo e negativo.
Segundo o guarda municipal, Adriano Santo Dias, responsável pela mobilização, a campanha defende os princípios de cidadania que são interligados ao desempenho de atividades da Guarda Municipal. “Pelos menos três vezes ao ano organizamos essa ação junto aos colegas para doação de sangue conjunta”, informou ao enfatizar. “Nossa campanha tem um único fim, ajudar ao próximo”, pontuou.
O guarda Eclésio Dos Santos decidiu se voluntariar para fazer sua primeira doação de sangue. “Eu já tinha vontade de doar faz tempo, mas sempre surgia imprevistos ou então eu desistia num ultimo momento. Hoje aqui no Hemose eu percebo o quanto a doação é importante”, comentou.  “Surgiu à oportunidade e vim realizar minha primeira doação de sangue”, completou o guarda, Edelvandro Costa Ribeiro.
De acordo com a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas, as campanhas de parceiros fidelizados são programadas para acontecer mensalmente. Ela lembra que junho é um mês onde a gerência de Captação busca ampliar as parcerias com instituições e grupos de voluntários fidelizados em função das festas juninas.  “Monitoramos diariamente os estoques de sangue e a depender da necessidade agendamos as campanhas para períodos de maior necessidade como, as semanas que antecedem as festas de São João e São Pedro”, justificou. “Estamos trabalhando para ultrapassar 120 doações ao dia”, salientou a assistente social.
Critérios para doar
Para doar sangue é preciso está em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. No dia anterior a doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.