ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose intensifica captação de doadores de plaquetas por Aférese

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), está convidando os doadores de sangue para realizar a doação de plaqueta pelo método de Aférese.  O procedimento é muito parecido com a doação de sangue convencional, a diferença está no auxílio do equipamento de Aférese, em que o doador é conectado através de punção venosa em um dos braços. Por centrifugação a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, e devolve as demais células ao organismo.
De  acordo com dados da gerência de Ações Estratégicas do hemocentro, no último mês de maio foram realizadas 32 captações de voluntários candidatos a doação por Aférese, com um saldo total de 19 doações efetivadas.
As plaquetas são responsáveis pela coagulação sanguínea, por isso que as pessoas portadoras de coagulopatias, distúrbios de coagulação, como hemofílicos, e pacientes com leucemia e câncer que fazem tratamento com radioterapia ou quimioterapia ou que sofrem com hemorragias graves necessitam de grande quantidade desse componente do sangue em seus tratamentos.
“Essa é uma doação segura e simples, semelhante a uma doação de sangue total, e tem como principal objetivo garantir o melhor aproveitamento da plaqueta coletada. A reposição da plaqueta retirado do organismo é rápida, ocorre em torno de 48 horas após a doação”, informou o enfermeiro, Reinaldo Almeida.
Qualquer pessoa que faz a doação de sangue no método convencional pode fazer a doação por aférese. Para isto, basta comparecer ao setor de Captação do Hemose para realizar seu agendamento. “Havendo horário disponível, ele é atendido de imediato. Caso contrário, o voluntario recebe as orientações e tem sua doação agendado para outro horário”, explica a gerente de Captação Rozeli Dantas. “É importantes esclarecer que só pode ser um doador por aférese, o candidato já tenha feito pelo menos uma doação de sangue no método convencional, no Hemocentro”, detalhou a assistente social.
Critérios
Para ser apto a doação de plaquetas por aférese é preciso ser um doador de sangue regular, ou seja, o indivíduo que doa a cada três ou quatro meses. Ter de 18 a 60 anos de idade, pesar acima de 60 quilos, possuir um bom acesso venoso e apresentar contagem plaquetária acima de 230.000mm3, esse exame é realizado no dia da doação plaquetaferése. Mais informações através dos telefones: (79)3225-8039 e 3259-3174.

 

fsphadm