ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Reunião técnica no Lacen e SVO marca início da nova gestão da FSPH

A diretora geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) Luciana Déda, visitou o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), unidades gerenciadas pela fundação. Na ocasião, a nova gestora conheceu os setores, dialogou com servidores e ressaltou o compromisso para melhoria dos processos de trabalho e a prestação dos serviços para população sergipana.

Durante a visita a diretora percorreu os laboratórios de Coleta e Amostras, Entomologia e Parasitologia, Microbiologia, Redelab, Imunobiologia e Biologia Molecular, Diagnósticos de Produtos e Ambientes, Insumos Estratégicos, áreas técnicas que realizam os mais variados serviços, a exemplo da coleta de amostras de sangue, linfa para detecção da Hanseníase e raspado de pele, unha e cabelo para pesquisa de fungos.A unidade recepciona  amostras de água dos municípios do Programa VIGIAGUA, destinado a realização de teste físico químico e microbiológico da água para consumo humano, análises de amostras em papel de filtro do Programa de Atenção e Proteção a Gestante (Protege),  amostras de sangue de cães para pesquisa do calazar e raiva, amostras de insetos para pesquisas  entomológicas, Cultura e Teste de Sensibilidade para investigar, Tuberculose, Meningites, Diarreias agudas, Cólera, Coqueluche e Difteria além da Baciloscopia para Hanseníase e Tuberculose.

Segundo a diretora Luciana Déda, esse primeiro encontro teve o objetivo conhecer as áreas técnicas e os serviços realizados em cada um dos sete laboratórios técnicos da unidade. “A visita foi para conhecer os setores e também ter um contato inicial com gerentes e os profissionais que trabalham nas bancadas processando as análises e emitindo os laudos”, disse ao informar. “Meu trabalho não ficará restrito ao gabinete, para isso todas as sextas-feiras, irei despachar no Lacen e SVO, em atenção aos servidores. Quero auxiliar e ver de perto, tudo que está sendo feito em prol da Saúde da população no Estado de Sergipe”, enfatizou.

Na oportunidade, o superintende do Laboratório Central, o farmacêutico bioquímico, Cliomar Alves dos Santos, destacou a visita como um momento importante para instituição. “A diretora conheceu as estruturas e a ampla gama de exames que o Lacen realiza, disponíveis para a população. Também foi uma ocasião em que percebemos a satisfação dos funcionários por conta da atenção que a diretora  deu a cada um deles, esse contato transmite confiança em relação à nova gestão”, frisou.

A visita encerrou numa reunião com a participação de colaboradores e a coordenadora do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Patrícia Ribeiro Barroso. Todo o trabalho foi acompanhado por gestores da Fundação Parreiras Horta, Guilherme Maia, diretor Administrativo Financeiro, Alan Eric Andrade Oliveira, coordenador Financeiro; Phillip Galindo, procurador jurídico; Ortelina Maiara Farias, coordenadora de Gestão do Trabalho, Edwards Oliveira, assessor especial; Erivalda Gonçalves Barreto, superintendente do Hemose, além de outros assessores da direção.

 

fsphadm