ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose: Sentimento de solidariedade estimula doação de sangue regular

A funcionária pública aposentada Marilene Candeias dos Santos doou sangue por mais de uma década. A cada quatro meses, intervalo previsto na legislação para doação feminina, ela comparecia ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para renovar seu ato de solidariedade e, agora, ao atingir a idade limite de 69 anos, ela se despediu do serviço. “Deixo a doação com a sensação de missão cumprida, pois sei que ajudei a salvar muitas vidas”, declarou.

Ela Revelou que passou a entender a importância do ato em função da atividade profissional. Marilene é oficial administrativo, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).  “O contato diário com os familiares de pacientes e os colegas no serviço, foi que me despertou para ser doadora. Agora vou ajudar, buscando incentivar as pessoas  para doação voluntário de sangue “, destacou Candeias.

A gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, ressaltou que o compromisso da doadora, deve e pode ser seguido por outros voluntários. “Marilene foi um exemplo, ela realizava pelo menos três doações durante o ano”, lembrou ao explicar que o critério para doação de sangue de 16 a 69 anos de idade no Brasil, foi estabelecido através do Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos da portaria 1.353, de junho de 2011, do Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a gestora da Captação, a atitude da doação é essencial  para manutenção do atendimento da demanda transfusional rede hospitalar do Estado e, para isso, precisa de doadores frequentemente. “A necessidade nos hospitais é diária por conta dos mais diversos procedimentos que utilizam o sangue. São pacientes em tratamento oncológico, com diagnóstico de leucemia e ainda tem as cirurgias de grande porte, como cardíacas e ortopédicas”, concluiu.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

fsphadm