ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Atletas ‘Divas Runners’ realizam desafio para incentivar doação de sangue

Realizado durante duas semanas junto ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) a ação, ‘ 2 º desafio Verão Divas’ chamou a atenção para conscientização sobre a importância, do ato de doar sangue regularmente entre os cidadãos. A iniciativa que foi organizada pelo grupo ‘Divas Runners’ reúne cerca de 180 mulheres corredoras comprometidas com o estilo de vida saudável.

De acordo com Raíssa Carolina Hora Santos, uma das Divas, o desafio verão criado no ano passado, contava com atividade nutricional e física, ambos orientados por profissionais das áreas. “Nesse segundo ano do desafio, ampliamos para realização de ações de filantropia como a doação de fraldas geriátricas, doação de água e roupas e também, a doação de sangue”, explicou ao contar. “Na questão do serviço de doação de sangue o desafio foi testar qual equipe mobilizava o maior número de voluntários aptos a doar”, revelou.

Ela informou ainda que a ação teve como propósito auxiliar a elevar a reserva de sangue no hemocentro de Sergipe. “A doação de sangue salva vidas. As pessoas precisam se conscientizar  que a doação deve ser um ato de amor e constância, ninguém sabe quando a gente ou alguém próximo pode precisar. Se houver uma urgência e não tiver sangue no estoque, infelizmente é uma vida perdida. Acho que todos precisam parar de condicionar  que a doação só deve ser feita quando alguém pede, porque nos caso de urgência poderá ser tarde demais”, ponderou a funcionária pública.

A enfermeira e gerente de Coleta do Hemose, Florita Aquino lembrou que as ações nesses períodos que antecede grande feriados alertam para necessidade da doação, por conta dos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar.  “Estamos nos aproximando do feriadão do Carnaval e tem como caraterística momentos de muita agitação, bebidas e noites de sono perdidas. Por isso que o ideal é doar, antes de curtir a festa”, orientou ao salientar.  “Aqui na unidade trabalhamos com a atenção redobrada nesses momentos festivos, especialmente, quando se trata de uma festa com grande concentração e mobilização de pessoas, circulando por várias regiões do Estado”, concluiu.

Agendamento

Para realizar solicitações de campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea, palestras e visitas técnicas é preciso entrar em contato com o Serviço Social do hemocentro, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h ou través do email: ssocial.hemose@fsph.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm