ssocial.hemose@fsph.se.gov.br / ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose registra 2.375 doações de sangue em janeiro

Durante o mês de janeiro o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 3.143 atendimentos com 2.375 doações de sangue. Após a coleta, testes e análises sorológicas o sangue passa por um processo de fracionamento que resulta em diferentes componentes sanguíneos como, as plaquetas, hemácias e o plasma, destinados ao atendimento transfusional de pacientes na rede hospitalar do Estado.

Conforme dados estatísticos do sistema Hemovida as colaborações ao serviço são oriundas de três tipos de doações: reposição, grupos fidelizados e de campanhas. Sendo que 21,3% das doações foram de doadores frequentes, aquela em que o voluntário contribui regularmente, a cada três ou quatro meses. Outros 58,0% correspondem a doações de reposição, ou seja, feita por voluntários que doam para atender o tratamento de um paciente especifico e 20,7% das doações são provenientes de campanhas promovidas por grupos fidelizados.

As campanhas organizadas por parceiros solidários comprometidos com ações de cidadania visa contribuir com a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, fator Rh positivo e negativo. “A sociedade e as instituições de modo geral, está atenta aos pedidos e as divulgações sobre a importância do serviço, isso desperta o interesse de voluntários dispostos a mobilizar sua rede de amigos, e, assim eles acabam procurando o Hemose para organizar as campanhas”, ressaltou a gerente de Captação, assistente social Josceline Souza.

Segundo avaliação da gestora, a adesão de grupos de jovens vem contribuindo para ampliar o número de doadores fidelizados. “Um exemplo recorrente são os alunos de escolas e instituições de ensino. Em janeiro tivemos o retorno de alunos do Colégio Leandro Maciel. Essa continuidade das ações é de extrema importância para multiplicação das informações, pois cada indivíduo que doa acaba compartilhando sua experiência com a família e pessoas próximas”, destacou Josceline.

Agendamento

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de palestras, campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm