ssocial.hemose@fsph.se.gov.br / ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Coletas externas buscam ampliação de doadores de sangue e medula óssea

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e o Banesecard firmaram parceria para realização de coleta externa e divulgação dos serviços de doação de sangue e de medula óssea.  Os detalhes para a execução dos serviços foram definidos durante uma reunião nesta quinta-feira, 31, com a participação das gestoras e profissionais das instituições, tem como objetivo a divulgação e a mobilizar da população para o ato regular da doação.

Na ocasião o grupo discutiu questões relativas as salas para realização do cadastro, pré-triagem, triagem clínica, doação de sangue e lanche. Inicialmente foi agendado para o próximo dia 26 de fevereiro uma palestra de sensibilização sobre os critérios e a importância dos serviços e no dia 28 de fevereiro, acontece a coleta para o Registro Nacional de Doador de Medula Óssea (Redome).

A gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquilo ressaltou que as coletas externas têm como foco a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos – o, A, B e Ab, positivo e negativo para o atendimento da demanda transfusional na rede hospitalar.  “A necessidade de sangue é diária e os médicos solicitam para pacientes em tratamentos oncológicos, cirurgias de grande porte e usuários portadores de doenças do sangue como Anemia falciforme”, salientou a enfermeira ao pontuar no caso da medula óssea, o paciente busca o doador compatível na família e depois no Registro Nacional.

“Recebemos a proposta de realizar as coletas externas no Banesecard, através da coordenadora de Gestão de Pessoas. Quando as empresas nos procuram para formar uma parceria estão contribuindo para propagação sobre a importância da doação de sangue e da medula óssea”, destacou a gerente de Captação do hemocentro de Sergipe, assistente social Josceline Souza.

Parcerias

O Hemose está aberto a novas parcerias para atendimento da demanda transfusional de sangue e hemocomponentes para pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As empresas, instituições de ensino, entidades, ONGs, associações, e demais interessados devem entrar em contato com a gerência de Captação de Doadores através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

fsphadm