ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose reforça importância de um boa alimentação para doação de sangue

Para realizar a doação de sangue é necessário está bem alimentado. A orientação com a finalidade de garantir o bem-estar do cidadão faz parte da rotina de trabalho dos profissionais do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) durante o atendimento ao voluntário. “A equipe que trabalha no ciclo do doador, passa as informações básicas que antecede a coleta do sangue”, explicou a enfermeira Florita Aquino.

A gestora destaca que fazer uma boa alimentação, antes de doar, é uma forma de preparar o organismo para a perda liquida sem prejuízos ao doador. “Durante a doação é colhido um volume de no máximo 450 ml de sangue, por isso, que o organismo precisa estar alimentado e hidratado, para evitar oscilações da pressão arterial e frequência cardíaca”, detalhou ao informar que após a doação é oferecido um lanche para ajudar na reposição do líquido doado.

Em relação a doação de sangue após o almoço Florita contou que é necessário esperar cerca de uma hora e meia para doar. Ela salientou que as orientações atendem, principalmente as campanhas agendadas para o turno da tarde. “O trabalho realizado na unidade busca a conscientização sobre a importância da doação e a segurança do cidadão que colabora com o serviço”, disse.

Um exemplo é a doadora, Lilian Natany Souza, que participa das campanhas de doação de sangue da empresa Reviver, realizadas em pareceria com o hemocentro de Sergipe a cada quatro meses. “Como as nossas campanhas são sempre a tarde, os funcionários almoçam e vem, ajudar a salvar vidas”, confirmou a secretaria.

Etapas

O ciclo do doador é composto pelos serviços do cadastro onde é feito o registro de informações do indivíduo. Na pré-triagem o doador tem a aferição da temperatura e a retirada uma gota de sangue na ponta do dedo para verificar a dosagem de hemoglobina e a presença de anemia. Já durante a triagem clínica, o voluntário passa por uma entrevista confidencial com um profissional de saúde, que avalia os riscos da doação para o doador e para o receptor. A finalização ocorre com a coleta da bolsa de sangue e o lanche, oferecido na unidade para que o organismo recomponha o liquido doado.

Critérios

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. É preciso portar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones: (79) 3225 8039, 3225-8039 e 3259-3174

 

fsphadm