ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Profissionais do Hemose participam de treinamento sobre gerenciamento de resíduos

Um treinamento com a participação de gestores e funcionários do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) abordou o correto manejo dos resíduos gerados na unidade. A atividade de educação continuada, realizada nesta quinta-feira, 29, teve como objetivo destacar as informações relativas ao Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde (PGRSS) para reforçar a necessidade do compromisso de todos os profissionais, no cumprimento dos procedimentos operacionais padronizados.

“A correta realização dos procedimentos envolvem desde a segregação até o descarte de resíduos e visa amenizar os riscos para os agentes envolvidos nas áreas, técnicos de enfermagem, de laboratórios, enfermagem, equipes de manutenção, higienização e demais categorias profissionais que trabalha no Hemose”, salientou o gerente de Gestão Ambiental e Biossegurança da Fundação Parreiras Horta, Jefter Costa Oliveira.

Segundo ainda o químico industrial o Programa de Gerenciamento de Resíduos da Fundação Parreiras Horta, contém o detalhamento dos procedimentos e tem como finalidade eliminar os riscos que o trabalhador está exposto durante a realização dos procedimentos relacionados à segregação. “O treinamento nas áreas visa à promoção da conscientização do corpo funcional sobre o descarte correto dos materiais perfurocortantes e infectantes”, ressaltou.

“A seleção e segregação de resíduos deve ser de conhecimento de todos que trabalham na saúde para garantir a segurança dos profissionais como, também evitar que outras pessoas se contaminem com material biológico”, destacou Ana Paula Prata, gerente dos laboratórios de Imunodoador e Receptor do Hemose.

Durante a atividade foram abordados os seguintes temas: Classificação e potencial de risco dos resíduos de serviços de saúde; Programação segregação na fonte; Acondicionamento dos resíduos; Segregação e acondicionamento de Resíduos Perfurocortantes; Coleta interna; Transporte interno; Tratamento; Armazenamento; Coleta e transporte externo; Disposição final e saída de material químico dos laboratórios da unidade.

Legislações

O treinamento realizado nos laboratórios de Imunodoador, Sorologia, Coleta, Ambulatório, finalizou com os trabalhadores dos serviços de manutenção e higienização. A abordagem seguiu as legislações que regulam o manejo dos serviços de saúde, com ênfase na RDC 222/2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Resolução CONAMA 258/2005 e a Norma 32/2010 do Ministério do Trabalho (MT).

fsphadm