ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

FSPH: Unidade Setorial de Controle Interno realiza treinamento para colaboradores

A Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) realizou um treinamento com funcionários das unidades Hemose, Lacen e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para elaboração do diagnóstico situacional da instituição. A atividade coordenada pela Unidade Setorial de Controle Interno (USCI) da Fundação cumpre orientação da instrução normativa nº 01/2018 da Controladoria Geral do Estado (CGE).

De acordo com a instrução umas das atribuições da Unidade Setorial é receber demandas das unidades orgânicas, emitir parecer e encaminhar ao gestor para decisão, disseminar internamente as informações emitidas pela CGE com a finalidade de orientar a tomada de decisão da instituição para alcançar a eficiência e eficácia na gestão pública. “Nesse primeiro momento realizamos esse treinamento apenas com os funcionários”, comentou Jussara Costa Viana, responsável pela USCI da FSPH.

Ela informou que a ação contou com a participação de 40% do total de servidores de nível médio, complementar, superior, além de alguns clientes das unidades Hemose e Lacen. Segundo a coordenadora, o treinamento tem como proposta envolver servidores e clientes para que possam contribuir com sugestões de melhorias nos processos de trabalho e na prestação de serviços. “Através desse encontro iremos encaminhar ao diretor geral da fundação propostas para as políticas praticadas pela instituição”, ressaltou Jussara Viana.

Para realização dos trabalhos foram formados doze grupos com até quinze colaboradores. Na primeira etapa, os facilitadores, funcionários voluntários da CGE, ouviram os servidores para levantar pontos vulneráveis da instituição e das unidades. Já na segunda fase, os funcionários e clientes apresentaram sugestões para solução ou readequações das distorções apontadas durante as rodas de discussões.

Diagnóstico

Ao final do treinamento será realizado um relatório com todos os problemas e as sugestões para soluções apresentadas pelos dos grupos de trabalho. “Esse diagnóstico poderá ser utilizado como mais uma ferramenta para orientar o planejamento estratégico da Fundação Parreiras Horta”, conclui Jussara Viana.

 

fsphadm