ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Atletas de Laranjeiras colaboram com doação de sangue

Uma ação social para estimular a doação de sangue reuniu atletas do grupo Ginga Mulek  Capoeira, do município de Laranjeiras no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A campanha colaborou com os estoques dos componentes sanguíneos: hemácias, plaquetas e plasma durante o mês de julho, com um registro total de 2.214 coletas de sangue.

A gerente de Captação de Doadores, Josceline Souza, ressaltou que a parceria com estudante e atletas representa uma importante ferramenta para divulgação e fidelização do serviço de doação de sangue, além do compromisso com o cadastro de medula óssea.  “Esse apoio dos grupos e das instituições de ensino é essencial para tornar efetiva a ampliação do número de dadores regulares de sangue e de candidatos inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea“, ressaltou.

Conforme a assistente social, a campanha fez parte da programação de doações de sangue, que são organizadas pelos grupos e agendadas junto ao setor de Captação. “Recebemos diariamente doadores fidelizados, que cumprem os intervalos, o homem pode doar a cada dois ou três meses e a mulher a cada quatro meses. Tem também os doadores de reposição que doam para atender pedidos de familiares de pacientes e as campanhas, que buscam agregar mais doadores a rotina diária do serviço”, explicou a gestora.

De acordo com o líder do grupo Wilker Almeida, professor Sossego, a ideia é mobilizar os alunos para realizar outras doações conjuntas, pelo menos a cada quatro meses. “Essa foi à primeira vez que conseguimos reunir alguns atletas para a doação de sangue. Estou satisfeito com o resultado, pois temos vários alunos doadores que podem incentivar outros colegas a praticar esse ato tão positivo”, declarou.

Iure Suel Santos Santana e Washington dos Santos realizaram a terceira doação de sangue. Os jovens seguem o princípio que para ajudar ao próximo basta força de vontade. “Eu já vim aqui e doei sangue com os colegas da escola, por causa de um morador de Laranjeiras que se acidentou e precisou de transfusão”, contou Iure. “Venho para ajudar a salvar vidas”, completou Santos.

Para José Wilgner dos Santos, a ocasião foi especial. Ele decidiu doar por causa do convite do professor e dos colegas da Ginga Mulek  capoeira. “Foi simples e rápido a minha doação. Para quem nunca doou bate um medo quando senta nessa cadeira, mas posso dizer que foi tranquilo”, avaliou o adolescente.

Agendamento

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento para palestras, campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

fsphadm

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.