ssocial.hemose@fsph.se.gov.br | ouvidoria.fsph@fsph.se.gov.br +55 79 3225-8037 / 3234-6010

Hemose: Centro de Ensino Grau Técnico estimula doação de sangue entre alunos

“Essa é minha primeira doação de sangue. Nunca doei e o convite da escola me despertou esse desejo de conhecer e ajudar todos que precisam de sangue”, a declaração de Sulamita Rosa da Silva, aluna do curso técnico em enfermagem, foi durante a ação solidária do Centro de Ensino Grau Técnico no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde. A iniciativa nesta terça-feira, 12, objetiva estimular a cultura da doação de sangue regular entre os alunos da unidade de ensino profissionalizante.

A instrutora Flavia Karine acompanhou o grupo de alunos. Ela relatou que o Grau Técnico incentiva a pratica da responsabilidade social. “Isso demonstra o compromisso com a saúde em todos seus aspectos, desde o cuidado com os usuários nos leitos das unidades de saúde de média e alta complexidade até a promoção da conscientização sobre a importância que tem a doação de sangue para pacientes assistidos nos hospitais”, destacou ela.

Depois de coletado o sangue é fracionado em componentes sanguíneos para atender usuário, em tratamento oncológico, renal crônico, portadores de leucemias, Recém Nascidos (RN), além de pacientes portadores de doenças hematológicas, a exemplo da Anemia Falciforme.  “A indicação da transfusão sanguínea prescrita pelo médico, também pode ser utilizada em cirurgias eletivas de grande porte como, cardíacas e ortopédicas”, detalhou a enfermeira Florita Aquino.

Conforme a gerente de Coleta a parceria com as instituições de ensino é uma importante ferramenta na divulgação sobre a importância do serviço de doação de sangue. “As empresas  e instituições da iniciativa pública e privada estimulam a pratica de ações voltadas para a responsabilidade social. A doação de sangue é uma ação de cidadania que tem como principal finalidade ajudar ao próximo, e o Grau Técnico é um parceiro do Hemose na multiplicação das informações da doação”, ressaltou.

No mês de junho o Hemocentro de Sergipe está com ações programadas destinadas à manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, positivo e negativo, relativo aos festejos juninos. Período esse, em que historicamente, ocorre a redução nas doações de sangue e o aumento da demanda transfusional para pacientes na rede hospitalar em decorrência de acidentes de trânsito nas rodovias estaduais e federais, além de queimaduras por fogos de artifícios.

Agendamento

A unidade disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com a gerência de Captação de Doadores, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Rosangela Cruz Lima

Your Turn To Talk

Deixar uma resposta:

Seu e-mail não será públicado.